É um trabalho criado, desenvolvido e realizado a partir de 2002, que tem como material a boneca-símbolo do estereótipo de beleza exigido pelo padrão estético pré-estabelecido. A idéia é mostrar ao público através de pinturas-colagens, com a destruição e a reconstrução da boneca, um pouco da história de todas as mulheres que buscam esta imagem praticamente inatingível. Como mulher deficiente física, a artista usa o seu fazer artístico como forma de discutir e buscar uma nova possibilidade de ser atuante no mundo contemporâneo.

                   A idéia desta exposição surgiu a partir da percepção clara de que este assunto não interessa só ao público deficiente físico (pelo seu distanciamento tão grande do padrão estabelecido pela mídia e pelo mercado de consumo), mas também à sociedade como um todo, pois a conquista de uma imagem perfeita se tornou uma obsessão que acabou por desfigurar toda a nossa escala de valores. A destruição destas imagens nos trabalhos a serem apresentados, provoca a discussão e abre possibilidade de reavaliação, e talvez até, mudança de postura do espectador.

                   Respeitando sempre a pintura como linguagem, acrescentando as bonecas e outros materiais (areia colorida e papel de seda ou tecidos) com a própria tinta fazendo o papel de cola em suportes diversos, como telas de vários formatos, madeira ou objetos que identificam as mulheres.Assim temos uma “bolsa-baú” que contém dentro uma gaita-identidade que se derrama para fora da bolsa e, ainda, um arquivo cujas páginas de papel de seda contam (sem palavras) as histórias de várias mulheres que fazem, faziam, ou passaram a fazer parte do meu universo.São histórias de vidas que estão chegando, outras se despedindo da vida, mas todas com a riqueza que as transformações do nosso tempo permite ou até exige.Este trabalho é inspirado e dedicado a estas e a todas as mulheres que ultrapassam os limites pré-estabelecidos.

                    Daisy Viola

 

Arquivos da Estória:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s