Esta coisa que é ser mulher. Esta coisa que é viver. Esta coisa que é estar perto da morte, perto de morrer ou perto de perder alguém, alguém fundamental. Alguém que foi mulher como muitas de nós até hoje não conseguimos ser, quase cem anos depois. Esta coisa de não se entregar, de também ter perdido, perdido um filho, um pai, um amor e continuar, juntando o que sobra e se ‘inteirando’ do jeito que dá.

                   E estas mulheres que estão vindo, estão nascendo, que estamos ganhando e que com certeza teremos que ensinar a viver, literalmente, pois elas também irão perder, e também não deverão querer entregar a vaidade, a coragem, a inteligência e a vida; e provavelmente também chegarão aos seus noventa e quatro anos sem querer morrer, ir embora sabe lá para onde, deixar o mundo que ajudarão a construir.

                   E eu aqui no meio, precisando trocar o pincel pela palavra, que talvez depois nem seja lida. Tentando fazer o meu pedaço. Sendo mãe, profissional, participando de uma política que tenta melhorar o mundo que estas que estão indo me passaram. Obrigada às que estão se despedindo, obrigada Aurinha, tu foste fundamental. Sejam bem vindas as que estão chegando.Venham Luisa, Paula, Eduarda…estamos lhes esperando.

                   Eu me olho no espelho e me vejo inteira (acho que este espelho é mágico, pois me enxergo por dentro também), e resolvo que são para nós mulheres, que já se foram, estão indo, que ficamos, e, principalmente, às que estão chegando; que eu dedico estes trabalhos, como se eles fossem um grande espelho, refletindo imagens reais, desejadas ou repudiadas. Destruindo e reconstruindo estas imagens, colando pedaços para contar um pouco da história de todas nós.

                   Daisy Viola

Porta-lembranças:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s